• Agende uma consulta

    Para agendar uma consulta para o tratamento que tem interesse, preencha os campos abaixo com seus dados e aguarde o contato e a confirmação da data.

  • Nós ligamos para você

    Caso prefira o atendimento telefônico, nós ligamos para você. Para receber um telefonema de nossos atendentes, preencha os campos abaixo com...

    Caso prefira o atendimento telefônico, nós ligamos para você.
    Para receber um telefonema de nossos atendentes, insira seu telefone e aguarde o contato.

    • 13/04/2016

    Dificuldades para engravidar

     Para muitos casais, a decisão de ter um filho é muito mais fácil do que de fato conseguir engravidar. A ansiedade é grande, o que pode deixar os futuros pais e mães preocupados. Felizmente, hoje em dia já se sabe muito sobre fertilidade e quais podem ser as causas das dificuldades do casal.

     

    Dificuldade natural

    O período mais fértil da mulher costuma durar por volta de somente 5 dias por ciclo menstrual. Ter dificuldade de identificar esse melhor momento para fecundação é comum, principalmente considerando que é normal uma mulher não ter ciclos menstruais perfeitamente regulares. No entanto, mesmo fazendo tudo da melhor maneira, a chance da mulher engravidar, em um casal jovem saudável sem impedimentos, é de somente 30%. Isso significa que, em muitos casos, não conseguir engravidar rapidamente não é sinônimo de infertilidade.

     

    Problemas de fertilidade masculina

    Homens podem apresentar dificuldades que podem levá-los a ter sua fertilidade reduzida ou mesmo levá-los à infertilidade. Por exemplo, pode ocorrer de haver diminuição de quantidade e qualidade de espermatozóides, fazendo com que a fecundação seja muito mais rara, ou mesmo impossível quando a contagem chega a 0. Alterações hormonais também podem afetar a produção de espermatozóides, caso o corpo produza menos testosterona, por exemplo. E ainda, doenças como varicocele (varizes na região escrotal) ou o câncer podem causar infertilidade nos homens.

     

    Problemas de fertilidade feminina

    Assim como nos homens, a fertilidade pode ser reduzida ou mesmo nula. Primeiramente, a ação da idade é muito mais severa com as mulheres, que vão tendo redução da sua fertilidade até atingirem a menopausa, quando não há mais óvulos no corpo da mulher. Mas ao longo dos anos, a maior chance de infertilidade na mulher é alguma alteração nas trompas, que pode ser decorrente de uma infecção ou de endometriose, doença que é uma das causas mais graves que levam à infertilidade. Outro motivos são por alteração hormonal, cânceres ou infecções.

     

    O que deve ser feito

    Como sempre existe a possibilidade de não haver nenhum problema com a fertilidade, caso um casal não consiga ter um filho rapidamente, a primeira sugestão é esperar. No entanto, se ou o homem, ou a mulher ou ambos se queixarem de sintomas, como dores, que podem estar associados ao sistema reprodutivo, um médico deve ser procurado. Da mesma maneira, se não houver nenhum sintoma e, após muitas tentativas, não houver resultado, é aconselhado também que procure-se um médico. Como já apresentado, existem muitos motivos para não conseguir engravidar, e não necessariamente o casal seja infértil. Mesmo assim, é preciso identificar precisamente o que está acontecendo para ver o tratamento e a solução mais indicados.